Por Elzi Nascimento
(Assessora Nacional da Área de Estudo do Espiritismo — FEB/FEEGO)
Por Elzita Melo Quinta
(Coordenadora Nacional Adjunta AEE/EOB e
Coordenadora Estadual da Área de Estudo do Espiritismo FEEGO)
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”
Jesus (João, 8:32)
O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita fundamenta-se nesta fala de Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, trabalhando um eixo filosófico que reflete a proposta do Espiritismo de transformação moral dos indivíduos a partir da fé raciocinada.
O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) é um modelo de estudo do espiritismo formulado na década de 70 na Sociedade Espírita Luz e Caridade (SELC), em Porto Alegre/RS. Essa experiência foi levada para a Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS) em 1978 e encampada pela Federação Espírita Brasileira (FEB) em 1983, que mundializou a proposta gaúcha. (1)
O Espiritismo, desde a Codificação com Allan Kardec, sempre destacou a importância do desenvolvimento intelecto-moral do ser humano. Portanto, o estudo regular da Doutrina é resultado do esforço conjunto de desencarnados e encarnados, voltado para o esclarecimento e orientação da humanidade quanto a sua origem e destino.
Em sua origem, o ESDE materializa esta ação, pois surgiu a partir das orientações de uma mensagem do Espírito Angel Aguarod, através da médium Cecília Rocha, que viria a ser a organizadora deste trabalho em nível nacional, a partir de 1983, sob a chancela da Federação Espírita Brasileira (FEB).
Surgiu como referencial da dimensão espiritual para implantação no Movimento Espírita Brasileiro, sob a orientação da FEB, sempre atenta aos sinais, em trabalho conjunto com as 27 Federativas Estaduais.
Embora o termo ESDE também designe popularmente o material didático utilizado para o estudo, ele caracteriza-se por ser um tipo de reunião semanal, nos grupos espíritas, com o objetivo de estudo regular, metódico, da Doutrina Espírita, fundamentado no exposto nas obras básicas da Codificação de Allan Kardec.
Desde seu advento, milhares de brasileiros se dedicaram a conhecer, de forma sistematizada, os ensinamentos de Cristo, por meio da Codificação, em centenas de instituições espíritas por todo o território nacional e no exterior.
Importante ressaltar que o Primeiro Encontro Nacional do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, em 1993, dez anos após a campanha nacional da FEB para a implantação do ESDE, foi realizado no Estado de Goiás.
A Federação Espírita do Estado de Goiás (Feego) se destacou como uma das federativas mais ágeis na implantação do ESDE, tendo à frente trabalhadores de grande atuação no Movimento Espírita Goiano, como Jurandira Cândida de Oliveira (que trabalhou diretamente sob a coordenação de Cecília Rocha/FEB), Cauci de Sá Roriz, Virgínia Roriz, Luis Carlos de Assis, entre outros.
A programação do ESDE é dinâmica e já passou por atualizações importantes demandadas pelo Movimento Espírita Brasileiro, sob a coordenação da FEB.
Atendendo a solicitações recentes para revisão e melhorias nas apostilas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), nas Comissões Regionais de 2016, a equipe da Área do Estudo do Espiritismo (AEE), do Conselho Federativo Nacional (CFN/FEB), coordenou esta atividade, em parceria com as 27 Federativas Estaduais.
Após terem sido cumpridas várias etapas, desde a coleta de sugestão junto às Federativas até a revisão e aprovação dos ajustes no ciclo das Comissões Regionais CFN/FEB, o documento final foi encaminhado e aprovado na última Reunião Ordinária do Conselho, em novembro de 2019.
No novo programa, foram inseridas citações evangélicas pertinentes aos temas dos módulos e feitos os seguintes ajustes, sem prejuízo do conteúdo:
Tomo I:
a) alteração na sequência dos módulos;
b) inclusão do módulo Movimento Espírita;
c) exclusão dos módulos Lei Divina e Natural e Lei de Adoração;
d) ajustes em alguns roteiros;
e) atualização de terminologias;
f) sugestões de atividades;
g) inclusão de reflexão individual ao término do estudo de cada roteiro;
h) inclusão de orientações pedagógico-doutrinárias.
Tomo II:
a) inclusão dos módulos Lei Divina e Natural e Lei de Adoração;
b) atualização de terminologias;
c) sugestões de atividades;
d) inclusão de reflexão individual ao término do estudo de cada roteiro;
e) inclusão do roteiro Valorização e sustentação da vida (módulo XIV, roteiro 5);
f) inclusão de orientações pedagógico-doutrinárias.
Tomo Único:
a) exclusão do módulo Movimento Espírita;
b) atualização de terminologias;
c) sugestões de atividades;
d) inclusão de reflexão individual ao término do estudo de cada roteiro;
e) inclusão de orientações pedagógico-doutrinárias.
Numa linha de tempo, podemos situar o histórico do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, até a organização da Área de Estudo do Espiritismo (AEE) do Conselho Federativo Nacional/FEB, da qual o ESDE pode ser considerado como plataforma inicial.
Do ESDE à AEE:
1976: Em 28 de abril, o espírito Angel Aguarod, através da médium Cecília Rocha, transmite mensagem para que houvesse uma sistematização dos estudos no Movimento Espírita.
1978: A FERGS elaborou um Plano que se convencionou chamar de “Campanha de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita nas Sociedades Federadas”.
1983: a FEB lançou a “Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita” (ESDE), em âmbito nacional.
1993: realizou-se o I Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE, na cidade de Goiânia.
1995: a Comissão Regional Sul, do CFN-FEB, promoveu, em Curitiba, um curso para formação de monitores do ESDE.
2003: foi realizado o II Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE, em Brasília, com a temática “Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Romanos, 12:2).
2008: foi realizado o III Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE, com o tema “Como poderei entender se alguém não me ensinar?” (Atos, 8:31).
2013: foi realizado o IV Encontro Nacional de ESDE com o tema: “…E o semeador saiu a semear…” (Mateus, 12:1 a 9) — “Colha essa oportunidade: Estude o Espiritismo”.
2012 e 2013: discutiu-se, no Movimento Espírita, a ideia da criação de uma Área de Estudo do Espiritismo para abranger todos os estudos a serem realizados pelas instituições espíritas.
2014: a criação da Área foi aprovada pelo Conselho Federativo Nacional, o que foi oficializado pela Resolução CFN nº 2, de 11 de fevereiro de 2014.
O ESDE já completou 35 anos de trabalho exitoso no campo do estudo sério, metódico e continuado. Caminha em 2023 para as comemorações dos 40 anos de orientação segura e motivadora. Enquadra-se perfeitamente na orientação de Allan Kardec na introdução de O Livro dos Espíritos: “Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das ideias.”