Memória Espírita de Goiás

FEEGO
5 min readDec 22, 2022

--

Acontecimentos de Setembro

Por Eurípedes Veloso de Matos

1904

27/09 — Desencarnava a distinta confreira Alice Coutinho Nilo, esposa de José Romão Nilo que foi presidente da União Espírita Goiana. Ela dirigiu por muitos anos a “Escola Espírita Bittencourt Sampaio” da União Espírita de Torres, no Recife (Pe). Instalados em Goiânia em 1936 aqui prestou belo trabalho à Doutrina Espírita, acompanhando o esposo.

1909

27/09 Nascia em Palmeira dos Indios (Al) Eliziário Dantas Pereira, um dos pioneiros do Movimento Espírita em Goiânia, um dos iniciadores do trabalho senatorial que redundou na criação do Hospital Psiquiátrico Espírita Eurípedes Barsanulfo, conhecido também por “Casa de Eurípedes”, situado na Vila Formoso em Goiânia.

1910

04/09 — A Revista Espírita “Reformador”, na edição de 1º/03/1911 noticiava a criação do Grupo Espírita Anália Franco, na cidade de Torres do Rio Bonito, atualmente Caiapônia, no dia 04/09/1910

1913

07/07 — Nascia na Cidade de Goiás o ilustre confrade Colombino Augusto de Bastos. Formado como Engenheiro arquiteto pela Escola Nacional de Belas Artes em 1941, no Rio de Janeiro, mostrava-se como alma empreendedora. Muito contribuiu para organizar a transição institucional que transformou a “Tenda do Caminho” em “Irradiação Espírita Cristã”, em Goiânia

1920

19/09 — Nascia em Rio Verde (Go) Paulo Campos, baluarte do Movimento Espírita do Estado. Ingressou no Espiritismo em 1950 quando recebeu mensagem psicográfica do seu pai, recebida pela médium “Dona Santinha”, sua irmã. Passou a frequentar o Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo. A sua folha de serviço prestado à Comunidade rio-verdense o consagrou como um cidadão que soube, com raridade, aliar os princípios Espíritas com a prática política, fazendo-se respeitado em todo o Estado. Ao saber conciliar a sua trajetória na política, sem os ranços negativos desta, qualificou-se como um autêntico Espírita que orgulha o painel biográfico da História do Espiritismo em Goiás.

1927

04/09 — Nascia Ana Faid Helou Coelho, aquela que mais tarde, desde a pre adolescência deixaria na sua cidade natal, Cumari, as marcas de uma trajetória exemplar, de abnegação, amor ao próximo e disciplina no trabalho. “Aos 13 anos ingressou no Espiritismo e um ano depois enfrentaria as primeiras dificuldades no seu mandato espiritual, quando das primeiras manifestações mediúnicas que afloravam. Incipientes eram as orientações a respeito das suas faculdades, sem contar que nasceu tolhida dos sentidos da visão.

Aos poucos se transformaria na servidora fiel e obreira, atendendo as centenas se criaturas que a buscavam.

Carinhosa, divertida e bvem humorada, defensora da justiça auxiliava as pessoas nos casos de obsessão e dentro do possível possibilitava-lhes o amparo material e saúde.

Não faltou quem a considerasse “Mãe da Pobreza”. Abrigava gentes dentro da sua própria casa e as encaminhava para uma vida útil dentro da sociedade. Casada com Antônio Coelho que lhe foi o companheiro sempre compreensivo, brindou a Natureza, trazendo à luz os filhos Ana Maria Coelho Tollon e André Luiz Coelho. Consorciados, estes, com os respectivos cônjuges enriquecem as heranças espirituais deixadas pela memorável trabalhadora do bem, encaminhando os quatro netos da nossa biografada na vida em sociedade.

Ana Faid desencarnou no dia 1º de Junho de 1996, serenamente, em sua residência na cidade de Cumari, quando dormia após o almoço” ( Do Livro: 100 Anos Depois…Kardec em Goiás, nº 3 da Série “Memória Espírita” do Setor de Memórias da Federação Espírita do Estado de Goiás”)

1928

09/09 — Nascia em Formosa(Go) o Professor Mucio de Mello Álvares, partícipe reconhecido do Movimento Espírita na Capital. Educador de renome detinha como marca personal a disciplina e a organização. Além de dedicar-se à Educação, desenvolveu trabalhos de assistência às famílias, dirigindo por muitos anos o Centro Espírita Allan Kardec, o Jornal “Luzes do Consolador” e o Programa Radiofônico do mesmo nome.

1939

25/09 — O Grupo Espírita Allan Kardec, pertencente ao simpático Movimento Espírita de Hidrolândia (Go) apresentava os seus Estatutos, pois naquele ano a sua Diretoria já havia sido eleita, para um primeiro mandato.

1954

05/09 — a) Francisco Nogueira era designado para representar o Movimento Espírita do Estado junto ao CFN/FEB — Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira, em Brasília (DF)

b) Na mesma data designava-se Enilson Magalhães para representar o Movimento Espírita Jovem de Goiás no Departamento Nacional de Mocidades Espíritas.

c) Os Centros Espíritas de Anápolis reivindicavam o direito de sediar a Concentração das Mocidades Espíritas do Planalto Central, Minas, São Paulo e Mato Grosso. O interesse contrariava os interesses das cidades de Palmelo, Pires do Rio e Ipameri.

1955

11/09 — a) O Conselho Federativo Estadual apresentava ao Movimento Espírita de Goiás o Regulamento do “Pacto Aureo”, o qual tornaria, ao Movimento Espírita Nacional uma coesão na aplicação dos postulados da Doutrina Espírita em todos os sítios. Era a resultante de entendimentos profundos havidos entre os representantes federativos de cada Estado da Nação Brasileira, que teve Bezerra de Menezes como o grande mediador na Federação Espírita Brasileira.

b) O Conselho Deliberativo da Federativa de Goiás informava que as reuniões das Entidades adesas a FEB aconteceriam de dois em dois anos, nas primeiras quinzenas de setembro

25/09 — a) Eram distribuídos os folhetos sobre “ Organização Federativa” e “ Conselho Federativo”.

b) Informava-se sobre o lançamento da Pedra Fundamental da Creche “Tenda do Caminho”, considerada à época uma entidade eclética, hoje consolidada dentro dos princípios kardequianos, adesa à Federação Espírita do Estado de Goiás.

1963

09/07 — O casal Jutair Cerqueira Leão e Colombina Neto Cerqueira, beneméritos da cidade de São Luiz de Montes Belos, doaram um lote naquela cidade onde se construiu a sede do Centro Espírita Paz Amor e Caridade. Inicialmente construíram um único cômodo, em adobe, para depois transformar-se no aprazível bloco construído para as atividades do Centro.

1979

16/07 — Evento dos mais memoráveis na História do Espiritismo em Goiás, colocava-se a Pedra Fundamental para a construção da sede da Federação Espírita do Estado de Goiás, no Setor Marista, em Goiânia.

1986

28/09 — A Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo da Federação Espírita do Estado de Goiás, em reunião, decidiram por ceder ao Centro Espírita Amor e Caridade as instalações do Núcleo Espírita da Vila Finsocial, passando à Entidade a responsabilidade pelos trabalhos assistenciais ali desenvolvidos:

1991

20/07 — Desencarnava em Anápolis (Go) um grande trabalhador Espírita, que deixou grandes feitos também em Vianópolis (Go) — José Alves Diniz

2008

14/09 — Desencarnava Mucio de Mello Álvares, já mencionado neste Boletim do Setor de Memória da Federação Espírita do Estado de Goiás.

--

--

FEEGO
FEEGO

Written by FEEGO

Federação Espírita do Estado de Goiás (ir para o site: https://www.feego.org.br/ )

No responses yet