MEMÓRIA ESPÍRITA DE GOIÁS

FEEGO
22 min readMar 5, 2022

--

Acontecimentos de janeiro, fevereiro e março

JANEIRO NA MEMÓRIA ESPÍRITA DE GOIÁS

1º/01/1896 — “*Aos Spíritas do Brazil. Declaramos nós, abaixo assignados, que acha-se organizada nessa cidade uma associação spírita sob a denominação de “Sociedade Spírita Palmense” com o fim de sustentar e divulgar a luminosa doutrina fundada pelo immortal mestre A. Kardec, praticando a caridade, base essencial da mesma doutrina, destinando-se, outrossim, às investigações scientíficas capazes de melhor esclarecerem os problemas da vida d’além túmulo, que deve preocupar àquelles que não attribuem ao acaso a creação dos mundos e não dão como termo da existência do homem a cessação dos organs materiais de seu envoltório terrestre. Fazemos esta declaração para testemunharmos publicamente as crenças, que que temos resolvido seguir, o que parece-nos ser de subido alcance na crise de desorganização religiosa que infelizmente atravessamos. Palma, 1º de janeiro de 1896” […]

(*Mantida a grafia da época em que foi expressa esta declaração)

Imagem de 1903, da Cidade de Goiás, quando das primeiras influências do Movimento Espírita de Palmas, então pertencente ao Estado de Goiás, hoje município de Tarumã (TO)

1 9 0 6

22/01 — Nascia em Limeira (SP) o emérito trabalhador Espírita Francisco Ribeiro Scartezini. Além de um grande trabalhador na Irradiação Espírita Cristã foi colaborador para o desenvolvimento do Movimento Espírita em Goiânia.

1 9 1 4

Neste ano, em Janeiro, construía-se o primeiro Centro Espírita de Morrinhos — Centro Espírita Jesus e Pedro, em casa particular. Francisco Januário de Souza, com a colaboração do médium Joaquim Toledo Nunes prestavam assistência espiritual e curavam pessoas advindas de várias localidades, especialmente de Minas Gerais.

22/01 — Nascia João Navega Aguiar, em Araguari (MG). Ao transferir-se para a então zona rural de Santo Antônio de Goiás, em 1945, construiu o Centro Espírita Deus Cristo e Caridade, tendo sido, mais tarde, colaborador da União Espírita Goiana e na fundação da Federação Espírita Brasileira.

1 9 2 6

22/01 — Nascia, em “Vilanova de Motta de Livenza”, no Estado de Trevisa, na Itália, Bortolo Damo. Veio para o Brasil em 1949 e naturalizou-se brasileiro em 1974. Prestou serviços, com dedicação, especialmente ao Movimento Espírita da cidade de Palmelo.

1 9 2 7

16/01 — Nascia Nostálgia de Morais, mentora e uma das fundadoras da “Tenda do Caminho”. Inicialmente reunia com amigos Espíritas no quintal da sua casa, na Vila Nova, nesta capital. Suas ações foram embrionárias para a formação das instituições que hoje constituem a estrutura organizacional da Irradiação Espírita Cristã que desenvolve, além das atividades doutrinárias, um trabalho de promoção, educação e assistência social à comunidade goianiense.

1 9 2 8

Em Janeiro, no Povoado Espírita Jardim da Luz, município de Morrinhos, o Centro Espírita Jesus e Pedro, que nascera com reuniões numa residência, era registrado, oficialmente, em Cartório.

1 9 3 3

06/01 — Nascia em Niquelândia Joaquim Rosa Vidal, um dos pioneiros do Movimento Espírita organizado, na capital. Atuou principalmente no Sanatório Espírita Batuíra, instituição que administrou por muitos anos. Prestou grande colaboração, também, à Federação Espírita do Estado de Goiás.

1 9 3 6

1º/01 — Surgia, em Inhumas, o Centro Espírita Paz, Amor e Caridade.

1 9 4 0

1º/01 — Início da construção da sede do Centro Espírita Allan Kardec, em Hidrolândia

20/01 — Surgia, em Goiânia, o Centro Espírita Amor e Caridade, entidade que notabilizou-se na divulgação da Doutrina Espírita, com a Livraria Espírita André Luiz e algumas bancas de livro em alguns pontos da cidade.

1 9 4 9

16/01 — Fundava-se, em Anápolis, a União Feminina Espírita “Manoel

Soares”.

1 9 5 0

1º/01 — Surgia o Centro Espírita Discípulos de Jesus, Em Itaguaru

11/01 — Reunidos nas dependências da Agremiação Espírita Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, militantes do então, novel, Movimento Espírita goianiense, discutiam a criação da União Espírita Goiana.

1 9 5 1

Janeiro — Na edição daquele mês, em sua página 2, o Jornal “Goiaz Espírita” trazia o seguinte anúncio:

“ASSOCIAÇÃO GOIANA — Rua Evaristo Veiga, 16 — Sala 1406 — Rio de Janeiro — “ A fim de que os goianos que procuram a capital da República, em viagem de recreio ou não, ou mesmo para continuação de estudos, sejam devidamente orientados ali, a Associação Goiana, está pronta a ajudá´los, como sempre o tem feito, no que estiver ao seu alcance, pondo também à disposição deles suas salas, telefone, livros e jornais de Goiaz”.

1 9 5 2

Na edição de Janeiro, à página 2, publicava-se no Jornal “Goiaz Espírita”:

1) “CRUZADA DOS MILITARES ESPÍRITAS”

Por diversas vezes temos ressaltado os serviços prestados à Doutrina Espírita pela Cruzada dos Militares Espíritas, entidade atualmente sob a presidência do Vice-Almirante Carlos Olímpio de Faria, sediada no Rio de Janeiro. Notávamos, porém, que em Goiás não houvesse um representante dessa entidade, para melhor unificação e coesão entre os confrades pertencentes à digna classe dos militares. Para nossa satisfação acaba de ser nomeado para exercer o cargo de delegado da instituição, nesta capital, o dedicado confrade Tenente Silvestre Alves de Castro, pessoa que muito tem feito pela difusão do Espiritismo. Apresentamos nossos parabéns ao confrade nomeado e formulamos votos para que ele tenha o apoio e o estímulo dos espíritas para o bom desempenho da missão ora incumbido”.

2) “ A fim de atender maior número de necessitados, os confrades de Iporá, tendo à frente o Sr. Darcy Bertoleti, espírita convicto e dedicado, estão procurando ampliar o Sanatório em epígrafe, com mais um pavilhão”[…]

3) “CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL

Súmulas das atas de — 1–12–51 e 5–1–52

[…] O Diretor do Departamento de Serviço Social comunica[…] Lar Francisca de Lima- o mesmo Diretor informa também que vai em progresso em Goiânia, a construção da sede para o “Lar Francisca de Lima”, que a Câmara Municipal concedeu um auxílio de 400 mil cruzeiros para o desenvolvimento daquela instituição de amparo a meninas pobres”.

06/01 — SOBRE O SANATÓRIO ESPÍRITA DE ANÁPOLIS:

Depois de grande esforço para obterem um terreno, o que foi conseguido graças à doação do empresário Antônio Fernandez Rio, que realizava o loteamento da Vila Santa Izabel e mais outra parte adquirida por Augusto Pinto Pereira, a 6 de janeiro eram inauguradas as primeiras instalações, ainda muito simples, mas suficientes para abrigarem as cinco pessoas já internadas ( Eurípedes Veloso, “A Simplicidade Cristã- Espírita e Católicos p 102)

1 9 5 4

Em 03/01

a) O Conselho Federativo Estadual decidia por não atender a solicitação do Partido Espiritualista Brasileiro, que queria a adesão dos Espíritas de Goiás em sua campanha. Posteriormente o Conselho publicaria orientação ao Movimento Espírita Goiano sobre o comportamento Espírita ante a Política.

b) Em reunião do Conselho Federativo Estadual:

1) Informava-se ao Conselho que um Padre ameaçava fechar um Centro Espírita em Senador Canedo. Os conselheiros orientaram que a comunidade do Centro se mantivesse calma e confiante. Se porventura a situação agravasse, o fato seria levado ao conhecimento da União Espírita Goiana, para novo posicionamento.

2) Comunicava-se ao Conselho Federativo Estadual que algumas pessoas estavam cobrando dinheiro por fluidificação de água e passes. O Conselho não considerou como Espíritas os autores das práticas e o Jornal “Goiás Espírita” os considerou como “pseudoespíritas”

3) O Conselho Federativo se ateve ao pedido dos enfermos da Colônia Santa Marta, os quais pediam auxílio para a construção de um Centro Espírita. Daí, providências foram tomadas para a aprovação das plantas, junto ao Serviço Nacional da Lepra. O pedido atendia, também, interesses das Irmãs da Colônia, que incentivaram os internos Espíritas a formularem o pedido. Foi assim que surgiu, naquela colônia, o Centro Espírita Cristo O Consolador.

20/01 — Inaugurava-se a “Tenda do Caminho”, transformada posteriormente em Iradiação Espírita Cristã. O Sr. Orlando Motta compareceu ao evento, representando o Conselho Espírita Estadual

24/01 — Graças à sensibilidade de um grupo de Senhoras foi fundada a “Obra do Berço”, na Federação Espírita do Estado de Goiás. Trabalho voltado à confecção de enxovais para recém-nascidos e assistência às mães gestantes.

1 9 5 7

21/01 — Fundava-se o Instituto Educacional Emmanuel, núcleo da Irradiação Espírita Cristã.

Em Janeiro — Pronunciamento do então presidente da União Espírita Goiana, José Félix de Souza, por ocasião das comemorações do:

PRIMEIRO CENTENÁRIO DO ESPIRITISMO

Salve 18 de abril de 1857

Três dias comemorativos, juntamente com a Décima Concentração de mocidades espíritas do Estado de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, e ainda uma perfeita EXPOSIÇÃO E VENDA DE LIVROS ESPÍRITAS em pleno centro de Goiânia.

Grandes arredores de fora, visitantes de vários lugares e centenas de espíritas do interior aqui estarão para o inesquecível conclave, que deixará nos céus de Goiás uma marca valiosa no campo imenso da cultura e do Amor.

É um movimento de todos os que se dizem espíritas, não pertencendo a esta ou àquela corrente, a este ou àquele centro. O trabalho do CENTENÁRIO requer a cooperação de todos sem a mínima distinção.

Para esta tarefa belíssima, os espíritas estão se reunindo todos os domingos, às 14 horas, no amplo e central salão da União Espírita Goiana, à Rua 3 nº 32. Dessas reuniões vão saindo avisos e convites para todos os lados, a fim de que ninguém fique sem ser lembrado, pois a cidade é grande e só assim a notícia alcançará a todos. Este boletim mesmo é um aviso, um convite.

Ali, ideias e opiniões surgem de todos num entendimento evangélico. Ninguém manda nem impõe sozinho porque nada se revolve ou se faz sem estudo e aprovação. É a grande COMISSÃO DO CENTENÁRIO que se forma, se movimenta, se desdobra, trabalhando sem perda de tempo.

Espírita, dê o que você puder, mas todos terão que concorrer. Para isso as listas, devidamente timbradas, numeradas e visadas, serão espalhadas pelos Centros, Mocidades e confrades e nesses dois meses você terá reservado e dado seu indispensável quinhão.

Os Grupos e Centros mais humildes arrecadarão menos, como os seus dirigentes têm dito e explicado nas reuniões, mas o trabalho terá o mesmo valor. Nessa parte, pedimos também a cooperação dos demais centros e confrades do Estado.

Espírita, não espere ser pedido ou chamado, vá hoje mesmo e dê sua parte, para adiantar e trabalhe para garantir a obra. PROCURE E COOPERE!

Não esqueçamos também que a data é tão significativa que o Governo Federal autorizou a emissão de cinco milhões de selos postais comemorativos com a esfinge de Allan Kardec.

E você, Espírita, o que fará?

Goiânia, Janeiro de 1957

A Comissão

20/01 — Fundava-se o Centro Espírita Luz e Redenção, em Goiânia

31/01 — Bortolo Damo consorciava-se com Vânia Arantes Damo, em Monte Alegre. Juntamente com a esposa, prestou relevantes serviços ao Movimento Espírita de Palmelo, durante 51 anos.

1 9 7 3

12/01 — O Centro Espírita Catecismo e Escola Primária Sabina Andrade Ribeiro, que provisoriamente funcionava nas dependências do Centro Epírita Paz em Jesus, na Vila Nova, recebia da Prefeitura Municipal de Goiânia a doação de uma área de 2.018,40 m2. À Rua Cândida Naves, na Vila Negrão de Lima. O Centro, mais tarde, passaria a denominar-se Centro Espírita Emmanuel.

1 9 7 5

13/01 — Fundava-se, em Mineiros, a Sociedade Espírita Allan Kardec

1 9 7 7

30/01 — Fundava-se o Centro Espírita Amor e Caridade, em Paraúna.

1 9 8 1

23/01 — Inaugurava-se o prédio do PAE — Posto de Auxílio Espírita, em Goiânia

1 9 8 4

22/01 — Fundava-se, no Setor Jardim Pompéia, em Goiânia, o Centro Espírita Casa do Caminho

27/01 — Fundava-se o Centro Espírita Paulo e Estevão, na cidade de Edéia.

1 9 8 6

30/01 — Fundava-se o Centro Espírita Irmã Matilde, que funcionou inicialmente, por alguns anos, em Campinas. Posteriormente foi transferido para o Bairro Vera Cruz.

1 9 9 0

08/01 — Gilberto Rodrigues de Queirós, advindo da cidade de Silvânia, em decorrência da inauguração do Laboratório Bonfim em Vianópolis, transferiu-se para esta cidade e, naquela data, assumia a presidência do Centro Espírita Allan Kardec.

1 9 9 1

15/01 — Fundava-se a Casa Espírita Nova Era, em Goiânia

1 9 9 4

17/01 — Fundava-se o Posto de Atendimento Espírita Maria de Nazaré, em Aparecida de Goiânia

1 9 9 6

31/01 — Fundava-se, no Setor Residencial Sonho Dourado, em Goiânia, o Centro Espírita Raio de Luz, que nasceu de trabalhadores que auxiliavam a Federação Espírita do Estado de Goiás.

1 9 9 9

26/01 — Desencarnava Paulo Campos, que destacou-se sobremaneira como homem público. Na condição de Espírita dirigiu por 40 anos o Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo em Rio Verde. Considerado um dos personagens que orgulham os Espíritas do Estado, particularmente os rio-verdenses.

2 0 0 2

04/01 — Fundava-se a Sociedade Espírita Wantuil de Freitas, em Luziânia.

2 0 0 4

28/01 — Desencarnava Paulo Daltro de Oliveira, um baluarte na divulgação da Doutrina Espírita, principalmente com a edição da Revista Espírita Allan Kardec, de repercussão internacional. Dentre outras contribuições ficou reconhecido pela realização de mutirões, destinados à construção de moradias para famílias carentes.

2 0 0 9

04/01 — O jovem Juruna Mocó Lima era indicado para a Coordenação Geral do MOCIZADE; órgão que agrega, junto à Federação Espírita do Estado de Goiás, as Mocidades Espíritas do Estado.

***

FEVEREIRO NA MEMÓRIA ESPÍRITA DE GOIÁS

1 8 7 1

14/02 — Nascia na cidade de Goiás Valentina Xavier Brandão, filha do Alferes e tipógrafo Tristão Luiz Xavier e Maria Victória de Moraes Brandão. Desencarnou aos 21 anos de idade e é, provavelmente, a primeira jovem a frequentar o Movimento Espírita pioneiro no Estado. (Clovis Carvalho Britto, “Luz Sobre o Alqueire, p 102)

1 8 9 6

08/02 — Nascia em Cristais Paulistas (SP), Cyrillo Heitor de Paula. Vindo para Goiás no ano de 1924, destacou-se como notável trabalhador do Movimento Espírita Goiano. Fundou, em Inhumas, o Centro Espírita Paz e Amor, embrião da Casa do Caminho daquela cidade. Em Goiânia foi, também, ativo obreiro, inclusive para surgimento do Hospital Espírita Batuíra.

1 9 0 9

15/02 — A Tribuna Espírita publicava, de autoria de Cora Coralina, um artigo, na contextura de uma crônica, com traços biográficos de José Olympio Xavier de Barros( 1842–1907). Ela o considerava como o responsável pelas primeiras sessões espíritas e pela propagação da Doutrina Espírita no Estado. Como um curioso destaque, apomos aqui a assinatura do grande pioneiro:

Britto, Luz Sobre o Alqueire, p. 82

1 9 1 7

15/02 — Natural de Buriti Alegre, nascia Divino Xavier Costa. Tornou-se Espírita ao ouvir uma palestra no Grupo Espírita Ismael, no Bairro de Campinas, em Goiânia. De forma abnegada dedicou-se a cuidar do Centro Espírita Batuíra, na cidade de Santo Antônio de Goiás, situada na região metropolitana de Goiânia.

1 9 2 8

16/02 — A Revista Reformador, informava:

Goyaz — Centro E. Jardim da Luz — Em Goiandira, onde tem sua sede, este Centro elegeu para administrá-lo no corrente ano a seguinte diretoria: Presidente — Jerônymo Cândido Gomide; Vice-Presidente — Carlos Ferreira Borges; Primeiro e Segundo Secretários — João Cândido Gomide e Júlia Barbosa Gomide; Fiscal: José Cândido Gomide.

1 9 2 9

09/02 — Fundava-se o Centro Espírita Luz da Verdade, em Palmelo, pelos irmãos Jonas Branquinho, Gervásio Cândido Branquinho, Gervásio Branquinho Primo e Josino Cândido Branquinho, com sede na Fazenda Palmela, à época município de Santa Cruz.

1 9 3 4

21/02 — Publicava-se os Estatutos do Centro Espírita Luz da Verdade, de Palmelo, com os objetivos expressos: “ O estudo e a prática da doutrina espírita e a manutenção de uma assistência denominada “Socorro dos Pobres”, conforme a edição nº 2681 do “Correio Oficial de Goiás”.

1 9 4 3

14/02 — Fundava-se o Centro Espírita Paz em Jesus, na Vila Nova, em Goiânia.

1 9 4 7

16/02 — Fundava-se o Centro Espírita Amor e Luz — Adolfo Bezerra de Menezes, em Goiânia.

23/02 — Nascia Mário de Andrade Filho, na cidade de Uberlândia(MG). Contribuiu significativamente com o Movimento Espírita Goiano. Como arquiteto, escritor, roteirista de filmes, defensor do teatro, professor. Com destacada atuação junto à juventude espírita, desencarnou em maio de 2002.

1 9 5 4

07/02

1) Mantinham-se os primeiros entendimentos, na Federação Espírita do Estado de Goiás, para a realização dos trabalhos de assistência Social aos presidiários.

2) Inauguração do Centro Espírita Amparo dos Humildes, em Goiânia.

3) O Conselho Federativo Estadual anunciava a publicação, no Diário Oficial do Estado, dos Estatutos dos Centros Espíritas: A Caminho da Luz, da Colônia Agrícola; João Evangelista, de Ceres; União e Caridade de Anápolis; Nova Era, de Carmo do Rio Verde; Eurípedes Barsanulfo, de São Luiz de Montes Belos.

25/02 — O Dr. José Fleury de Amorim era contratado para elaborar a planta do Centro Espírita Paz em Jesus, situado na Vila Nova, em Goiânia.

1 9 5 8

05/02 — Fundava-se o Centro Espírita Ismael em Campinas, na cidade de Goiânia.

1 9 6 3

Neste mês de fevereiro fundava-se a AME — Aliança Municipal Espírita de Anápolis

1 9 6 8

17/02 — Desencarnava Dedé Carneiro, pioneiro do Espiritismo em Corumbaíba, Catalão e adjacências.

1 9 7 2

20/02 — Fundava-se o Grêmio Espírita André Luiz, em Cumarí (GO)

1 9 7 3

03/02 — Fundava-se o Centro Espírita Joana D’arc em Americano do Brasil (GO)

1 9 8 1

08/02 — Desencarnava o notável trabalhador do Movimento Espírita de Goiás, Cyrillo Heitor de Paula.

1 9 8 4

1º/02 — Fundava-se o Centro Espírita Irmã Lúcia, em Campos Belos de Goiás.

1 9 8 7

12/02 — Fundava-se o Abrigo Nosso Lar, em Goiânia(GO)

1 9 8 8

10/02 — A Federação Espírita do Estado de Goiás promovia o 1º Encontro Estadual de Assistência e Promoção Social Espírita

13/02 — Registrava-se, àquela época, mais de 350 Centros Espíritas do Estado, cadastrados na Federação Espírita do Estado de Goiás.

1 9 8 9

12/02 — Fundava-se o Lar Assistencial Humberto de Campos em Santa Helena de Goiás.

1 9 9 0

17/02 — Inaugurava-se o Lar de Jesus, em Goiânia(GO)

24/02 -Desta data, até o dia 27, realizava-se o 1º Congresso de Comunicação Social Espírita, em Goiânia, sob o patrocínio da Federação Espírita do Estado de Goiás.

1 9 9 2

21/02 — Fundava-se a Comunidade Espírita Cristã Esperança e Fraternidade, em Goiânia.

23/02 — Realizava-se a primeira reunião da Comunidade Espírita Cristã Esperança e Fraternidade, em Goiânia

1 9 9 3

13/02

1) Inaugurava-se a FEPESCI — Fundação Espírita de Pesquisas Científicas, em Goiânia.

2) Desencarnava Jair Otoni Arantes. Foi um trabalhador estudioso e dedicado. Colaborou nos Centros Espíritas Paz em Jesus, na Vila Nova, e no Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Aniceto, no Setor Marechal Rondon.

21/02 — Fundava-se o Centro Espírita Estudantes do Evangelho, em Cavalcante (GO)

22/02 — Fundava-se o Centro Espírita Allan Kardec, em Valparaíso, à época município de Luziânia.

1 9 9 4

1º/02 — Fundava-se o Centro Espírita Semeadores do Bem, em Itumbiara (GO)

14/02 — Com a presença de representantes da Federação Espírita Brasileira lançava-se em Goiás as Campanhas: “Viver em Família”, e “Em Defesa da Vida”, sob o patrocínio da Federação Espírita do Estado de Goiás.

1 9 9 6

07/02 — Estabelecia-se a primeira diretoria do Centro Espírita Raio de Luz, composto por trabalhadores que faziam parte da Feego, situado na Morada dos Sonhos, em Goiânia.

13/02 — Fundava-se o Lar Fraterno Irmãos do Caminho, em Morrinhos (GO).

1 9 9 7

02/02 — Criava-se a AME-GO — Associação Médico-Espírita do Estado de Goiás.

1 9 9 9

13/02 — Inaugurava-se o trabalho de confecção de caixas de papel reciclado, coordenado pelo trabalhador espírita José Gilmar Gomes. Aquelas tarefas foram o embrião, para que surgisse o Centro Espírita Chico Xavier, em Vianópolis.

17/02 — Fundava-se o Centro Espírita Caminho da Luz, Americano do Brasil, cidade de Goiás

2 0 0 0

17/02 — Fundava-se em Rio Verde o Centro Espírita André Luiz

22/02 — Fundava-se em Goiânia o Núcleo de Fraternidade Espírita Irmã Meimei.

2 0 0 4

13/02 — Fundava-se o Centro Espírita Mensageiros da Luz, em Quirinópolis (GO)

2 0 0 7

De 09 a 11/02 realizava-se, sob a coordenação do MOCIZADE, a 1ª Mostra de Teatro Espírita , no Instituto Emmanuel, em Goiânia, oportunidade em que foram arrecadados 272 kg de alimentos não perecíveis, destinadas a entidades filantrópicas da capital.

2 0 0 9

21/02

1) Anunciava-se, na abertura do XXV Congresso Estadual Espírita de Goiás, o lançamento do “Projeto Memória”, hoje Setor de Memórias da Federação Espírita do Estado de Goiás.

2) Aquele Congresso teve como tema: “ A Era do Espírito — tempo de Fé, Razão e Autoconhecimento”.

3) Comemorava-se naquele Congresso o “Jubileu de Prata” da Federação Espírita do Estado de Goiás.

2 0 1 1

Consagrava-se, no mês em pauta, uma inusitada parceria — talvez o primeiro registro de inter-religiosidade na História do Cristianismo em Goiás — conforme relata Fernanda Alcântara Pinheiro Moraes, trabalhadora do Movimento Espírita Goiano:

Sou espírita desde pequena. Minha tia Leninha [ Maria Helena Pinheiro Bastos] frequentava o centro espírita e passou a nos levar para a evangelização e estou no espiritismo até hoje. E eu comecei a encontrar as respostas das minhas perguntas no espiritismo. No final de 2010 houve um processo seletivo para a Secretaria de Educação do Estado, fui selecionada e em fevereiro de 2011 fui trabalhar no Lar São José. Eu fiquei muito sensibilizada com as crianças de lá, muitas enfrentam graves problemas familiares, a maioria é muito carente, e a minha aproximação com a irmã [Irmã Eliene Nobre Damacena] foi se estreitando. Eu tinha que participar das missas, cada semana era uma série que auxiliava nas missas, e eu era completamente leiga. E em um dos ensaios, creio que ela percebeu meu deslocamento e perguntou a minha religião, e eu disse que era espírita. O tempo passou e um dia nós preocupadas com problemas que alguns alunos apresentavam, ela me perguntou se seria possível realizar um trabalho com as crianças baseado no espiritismo. A proposta veio dela. Na verdade, lá já existia esse diálogo entre as religiões. Na terça é a missa, na quarta a igreja evangélica, a Igreja de Cristo, que desenvolve um trabalho lá, a Igreja Messiânica também havia começado um trabalho, mas havia desistido, e ela propôs que na quinta feira desenvolvesse algum trabalho relacionado à evangelização espírita. Aí levei essa proposta para o grupo, a princípio começamos eu e o Djanir [Djanir Bastos Filho], começamos em abril de 2011, às quintas pela manhã a evangelização espírita na Capela do Lar São José”. ( Britto, Luz Sobre o Alqueire pp 176/7)

2 0 1 2

28/02 — Neste mês em pauta, abriam-se as portas para a realização do sonho de Francisco Cândido Xavier, conforme nos relata Fernanda Alcântara Pinheiro Moraes:

a) “ Em fevereiro de 2012, com a vinda do Saulo Gomes e a apresentação da carta do Chico Xavier, ele solicitou uma reunião entre as irmãs do Lar São José e a diretoria do grupo espírita. Reunimos no Lar São José e, posteriormente, fomos para o centro espírita. Lá a irmã Eliene disse que seria possível realizar esse sonho do Chico, do ‘Lar Fraternidade’. Aí realizamos várias reuniões e formalizamos a criação do ‘Lar Fraternidade’ pautado nessa parceria”.[…] (id p 177)

b) Em carta conjunta, a irmã Eliene Nobre Damacena e o Bispo Dom Eugênio Rixen se comprometeram em apoiar a parceria entre o Lar São José e o Grupo Espírita Chico Xavier. Destacaram que a proposta visa “ cultivar a comunhão ecumênica” e “fortalecer-nos mutuamente num testemunho comum da nossa fé, para a nova evangelização e missão conjuntas em prol dos mais necessitados da Cidade de Goiás”. A então priora geral das dominicanas, Irmã Valéria Moutinho, também destacou que essa união deveria ser comemorada e celebrada sublinhando a “magnanimidade de um homem de Deus, venerado e respeitado em todo o Brasil: Chico Xavier”. Por fim reconheceu que “a Doutrina Espírita faz do Evangelho de Jesus Cristo o grande manancial da prática da caridade” e concluiu: “somente ela, a caridade, difunde vida, irradia alegria. Não existe jeito melhor de viver do que fazer com que o outro, a outra, vivam plenamente sua vocação de ser imagem e semelhança de Deus, Ele julga a autenticidade de nossa vida por nossa atitude diante dos empobrecidos, seus filhos prediletos”. (id p 178)

2 0 2 1

13.02 — Desta data até o dia 15 a Federação Espírita do Estado de Goiás realizava o 37º Congresso Espírita Estadual. Era o primeiro virtual, com o tema: “Jesus — Luz para a Humanidade”. Levado a milhares de internautas congressistas, pelo youtube e facebook. Apesar de 100% online, além das palestras, promoveu oficinas e a mostra da Livraria Virtual.

MARÇO NA MEMÓRIA ESPÍRITA DE GOIÁS

1871

15/03 — Nascia o precursor do Espiritismo em Jataí, Moisés Antônio da Silva

1911

Edição de Março A Revista Espírita Reformador anunciava a existência do “Grupo Espírita Anália Franco”, na cidade de Torres Bonito, atual cidade de Caiapônia.

Imagem da cidade de Caiapônia onde, em 1911,originário do Distrito de Torres Bonito já existia o “Grupo Espírita Anália Franco”

1920

Em 09/03 nascia em Porto Nacional Moisés Dias da Silva. Participou ativamente do Movimento Espírita na capital do Estado(Go). Um dos pioneiros no Centro Espírita Estudantes do Evangelho, partícipe da transformação do respectivo Centro em União Espírita Goiana. Tido como conselheiro em momentos distintos aos que o procuravam, deixou belos exemplos de firmeza na defesa dos postulados da Doutrina Espírita.

1922

Em 18/03 nna cidade de Colinas(SP) o ilustre confrade Maurício Ferreira, dedicado servidor à causa espírita, militando por vários anos na Federação Espírita do Estado de Goiás. Emérito educador, deixou os melhores exemplos de trabalho e dignidade cristã.

1924

Em 06/03 nascia na cidade de Formosa Niza de Mello Àlvarez, mais conhecida por “Nizinha”. Fundou o Centro Espírita Luzes do Evangelho, e também o Centro Espírita Jesus de Nazaré, este em parceria com o seu irmão Múcio Mello Álvarez. Exemplificou, mormente como Espírita, em altivez social e espiritual.

1928

Em 06/03 nascia Wolney da Costa Martins, em Uberlândia (MG). Altruísta, determinado, era um incentivador das pessoas. Tinha por ideia que a Obra Espírita deve ser planejada, construída com autonomia, tendo como tríade indispensável a educação, o trabalho e a evangelização. Por quase vinte anos militou na Federação Espírita do Estado de Goiás, tendo sido seu presidente por seis anos. Construiu e fundou Centros Espíritas, Abrigos, Escolas profissionalizantes, Sanatórios, em algumas cidades por onde passou.

1932

Em Março deste ano o “Anuário Espírita do Brasil”, editado no Rio de Janeiro, publicava o nome e endereço de Centros Espíritas no Brasil. Do Estado de Goiás foram relacionados as seguintes cidades: Corumbaíba 5 Centros, Ipameri, Marzagão e Buriti Alegre 2 Centros em cada; Cidade de Goiás, Rio Verde, Goiandira, Morrinhos e Caldas Novas, 1 Centro cada.

1933

Em 11/03 — Na Cidade de Goiás era criada a Congregação Espírita Templo de Conversão, fruto da dissidência de alguns membros do Grupo Espírita Amigo dos Sofredores. A instituição durou apenas dois anos.

1938

Em 05/03 implantava-se a primeira reunião de estudos espíritas em Hidrolândia(Go). Ao receberem as primeiras instruções, advindas da Federação Espírita Brasileira, era iniciado o primeiro curso destinado ao distinto Movimento Espírita daquela cidade.

1943

Em 03/03 Nascia na Fazenda Santa Bárbara, município de Nova Veneza Pedro Carlos Martins, sendo o pioneiro do Movimento Espírita organizado naquela cidade. Com recursos próprios e colaboração de algumas pessoas fundou o Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo.

1944

Em 25/03 Minervino Quintiliano Martins, um dos baluartes do Movimento Espírita de Morrinhos e região, fundava naquela cidade o Sanatório Espírita São Vicente de Paula.

1948

Na edição número 6 deste ano o jornal Goiás Espírita anunciava um “pool” de construções de Centros Espíritas nas cidades: Inhumas, Uruanã, Carmo do Rio Verde, Rialma, Anápolis, Taquaral, Itaguaru, Senador Canedo e Itapuranga.

1951

Em 11/03 fundava-se o Lar Espírita Francisca de Lima, Em Goiânia.

1954

Em 21/03 Realizava-se o 15º Congresso Infantil, pelo Departamento de Evangelização da União Espírita Goiana.

1958

De 31/03 a 06/04 a União Espírita Goiana organizou a Semana Espírita em sua sede, com a seguinte programação: 31/03- Kardec, Espiritismo e Cristianismo: Osvaldo Gadelha; 1º/04- O Consolador Prometido e sua missão: Maria Antonieta Alessandro Figueiredo; 02/04- O Mundo Espiritual: Rômulo Gonçalves; 03/04- Das Lições Contidas na Ceia do Senhor: Orlando Motta; 04/04- Das Lições Contidas nas Cenas do Calvário: Ernani Cabral; 05/04- A Mediunidade e Sua Missão: Joaquim Guimarães; 06/04- A Ressurreição: José Crispim

1961

Em 08/03 o presidente do Centro Espírita Paz em Jesus, de Goiânia, solicitava ao Governo do Estado a liberação de quatro professores, visando formar o quadro docente que iniciaria as aulas no Grupo Escolar Bezerra de Menezes, contando com 200 alunos

1963

Em 17/03 instituía-se a AME — Aliança Municipal Espírita de Goiânia

1967

Em 03/03 fundava-se o Centro Espírita Allan Kardec em Anápolis

Em 05/03 fundava-se o Centro Espírita Caminheiros de Jesus, em Aparecida de Goiânia

Em 11/03 fundava-se o Centro Espírita Caridade e Luz, em Palmeiras de Goiás

1966

Em 08/03 fundava-se o Centro Espírita Ismael Estrela Guia em Iporá

1974

Em 23/03 fundava-se a AME- Aliança Municipal Espírita de Jataí

1975

Em 11/03 fundava-se na cidade de Caçu o Centro Espírita Joana D’arc

1976

Em 03/03 fundava-se, em Aparecida de Goiânia, o Centro Espírita Mensageiros da Luz

Em 06/03, fundação do Centro E.E.Barsanulfo em São Simão(Go)

Em 10/03 fundava-se a Fraternidade Espírita Allan Kardec em Silvânia

1981

Em 10/03 fundava-se o Núcleo Espírita Portal da Redenção, em reunião ocorrida no Centro Espírita Jesus Cristo é Humildade, em Goiânia

Em 27/03 Em Goiânia fundava-se o Centro Esp. Missionários da Luz

1984

Em 18/03 fundava-se o Núcleo Educacional Espírita Fraternidade na Vila Mutirão, em Goiânia

1986

Em 13/03 fundava-se em Planaltina a Casa Assistencial Espírita Manuel

1987

Em 15/03 fundava-se o Centro Espírita Evangelho Luz do Caminho em Minaçu

1988

Em 16/03 registrava-se em cartório a doação de uma área, localizada no Setor Negrão de Lima que o, então, Centro Espírita Catecismo e Escola Primária Sabina Andrade Ribeiro, atualmente Centro Espírita Emmanuel, repassava à Irradiação Espírita Cristã.

1990

Em 13/03 Regressava ao plano espiritual Maceió Goiaz Leite, fundador do Centro Espírita Grupo André Luiz — CEGAL em 20/10/1959. Palestrante e militante ativo da Doutrina, deixou grande colaboração ao Movimento Espírita Goiano.

1991

Em 24/03 Romeu Pelá deixava na terra 33 netos, aos 79 anos de idade. Foi um dos fundadores da União Espírita Goiana e doou a esta Entidade a gráfica que viria colaborar intensamente com o Movimento Espírita do Estado, possibilitando a criação do primeiro jornal Espírita em Goiânia, o Goiás Espírita. Foi também o construtor da Escola Espírita Bezerra de Menezes, do Centro Espírita Paz em Jesus, nesta capital. Acometido de cegueira em desastre automobilístico, foi um dos fundadores do Instituto Artesanal dos Cegos. Participou ativamente da Federação Espírita do Estado de Goiás e foi membro do Conselho Federativo.

1992

Em 02/03 o Movimento Espírita federativo em Goiás substituía os Conselhos Espíritas municipais por Conselhos Espíritas Regionais, dando novo impulso para melhor aglutinação do Movimento Espírita do Estado em torno de uma Unificação.

Em 12/03 a Diretoria da FEEGO aprovava o Regulamento do Conselho Espírita Regional, modelador de uma geografia própria para melhor aglutinar as cidades em polos distintos, visando, entre outros objetivos, promover reuniões de confraternização e delineamentos em todo o Estado

1993

Em 07/03 estava sendo fundado o Centro de Apoio Espírita Raio de Luz, no Setor Negrão de Lima, em Goiânia

Em 27/03 fundava-se o Grupo de Assistência Espiritual Francisco de Assis no Novo Gama, atualmente região distrital da nação

1996

Em 1º/03 fundava-se o Centro Espírita Caminho da Luz em Almerinópolis (Go)

1999

Em 18/03 fundava-se a Associação Espírita Batuíra em Caldas Novas

2000

Em 22/03 fundava-se o Centro Espírita Amor ao Próximo, no Jd Balneário Meia Ponte, em Goiânia

2001

Em 1º/03 Fundava-se o C.E. Seara de Luz, em Iporá (Go)

2002

Em 17/03 Instalava-se a 1ª Zonal da Regional Oeste-COMOESTE no Centro Espírita Ismael de Iporá (Go)

2003

Neste mês de março, o Grupo MOCIZADE, que se caracterizava pela aglutinação das Mocidades Espíritas, promoveu a primeira reunião da Coordenação Geral, com o objetivo de organizar as primeiras atividades, das quais constava uma programação específica a ser desenvolvida na inauguração oficial da Chácara Recanto do Marinho. O evento contou com a participação de mais de 220 jovens.

2008

De 10 a 23/03 a FEEGO fazia a exposição da Semana Espírita Chico Xavier, no Shopping Flamboyant em Goiânia

Em 23/03 Como parte da Semana Espírita Chico Xavier, acima enunciada, no encerramento da Exposição foi distribuído, como encarte do jornal Diário da Manhã, o livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo.

2009

Em 29/03 Desencarnava João Lemes da Silva, fundador do Centro Espírita Aprendizes do Evangelho, situado no bairro Cardoso em Aparecida de Goiânia. Depois de aposentar-se prestou colaboração `a Casa de Eurípedes e ao Centro Espírita Consolador. Dedicado às atividades corriqueiras de um Centro Espírita, as complementava dedicando-se à alegria cristã com um violão.

2011

De 05 a 08/03 no Congresso Espírita Estadual lançava-se o livro Primórdios do Espiritismo em Goiás, primeira obra da Série Memória, editada pelo Setor de Memórias Espíritas da Federação Espírita do Estado que resgatando os eventos memoriais do Movimento Espiritista goiano. Publicava-se, também, o livro ABC da Juventude, autoria do Espírito Mário de Andrade, psicografia de Jacobson Santana Trovão.

Em 29/03 desencarnava a memorável evangelizadora e escritora espírita Maria Izabel Paulino, popularmente chamada de Tia Bel. Prestou relevantes serviços ao Movimento Espírita Goiano, sendo reconhecida em todo o Estado pelos trabalhos realizados em torno da Infância e da Juventude. Goiás Espírita — o Estado — sentiu a sua perda, reconhecendo em cada cidade o legado deixado por ela.

--

--

FEEGO
FEEGO

Written by FEEGO

Federação Espírita do Estado de Goiás (ir para o site: https://www.feego.org.br/ )

No responses yet