Acontecimentos de Julho
Por Eurípedes Veloso de Matos
1920
13/07 — Nascia em Itaberaí o exemplar trabalhador Espírita, militante em Goiânia, Maceió Goyaz Leite, um dos fundadores do Centro Espírita Grupo André Luiz (CEGAL)
1927
Um grupo de Espíritas, orientado pelo Senhor Minervino Quintiliano Martins, reunia semanalmente. Aquelas reuniões foram o embrião para que, em 26/07/1939, fundassem o Centro Espírita Luz e Caridade na cidade de Morrinhos. Além do Senhor Minervino são fundadores: José Albuquerque Pereira, João Soares de Melo, Eufrasina Rosa de Jesus, Benedito Albuquerque Pereira, Manoel Aranha dos Reis e José do Nascimento
1937
05/07 — Fundava-se em Nerópolis (Go) o Centro Espírita Luz e Caridade
1939
10/07 — Fundava-se o Centro Espírita Allan Kardec em Pires do Rio
1948
17/07 — Fundava-se a União da Mocidade Espírita de Anápolis, tendo como Presidente de Honra o Dr. Inácio Ferreira , renomado médico do Sanatório Espírita de Uberaba (MG)
1950
27/07/50 — Já com a ideia de criar um Sanatório Espírita o memorável confrade, Cyrilo Heitor de Paula fundava o Centro Espírita Rio Jordão.
1951
Em julho deste ano — O Senhor Bento Rodrigues de Paula encaminhava à redação do jornal “Goiás Espírita” notícia alvissareira relacionada à propagação da Doutrina Espírita. O Centro Espírita Amor e Fraternidade, da cidade de Catalão (Go), iniciava um trabalho de integração com as cidades próximas. Envolvendo a Fazenda Posse e as cidades goianas: Três Ranchos, Cumari, Anhanguera, Goiandira, incluindo Goiânia — a capital, mais a cidade mineira de Araguari.
Em julho deste ano — Sob o comando do então presidente Josino Cândido Branquinho, ainda numa Fazenda cujas terras ainda não haviam sido levadas à condição de cidade, inaugurava-se a sede do Centro Espírita Luz da Verdade em Palmelo(Go). Contando com 280 sócios efetivos e com 500 casas de famílias espíritas mantinham uma biblioteca, uma Mocidade Espírita organizada, um abrigo com dispensário, um sanatório. Para abrigar pessoas, dos mais diversos lugares, haviam 40 pensões para o atendimento médico mensal aos 600 pacientes, em média.
1953
22/07 — Inaugurava-se o novo prédio do Sanatório Eurípedes Barsanulfo em Palmelo, entidade que funcionava desde a época da implantação do Centro Espírita Luz da Verdade.
1955
03/07 — Os Conselhos da federativa de Goiás cotizaram, junto aos vários Centros da capital, a importância de CRZ 400,00 ( quatrocentos cruzeiros ) para bancar a ida do Presidente da União Espírita Goiana à reunião convocada pela Federação Espírita Brasileira, então situada no Rio de Janeiro(Rj)
11/12 — […] “ é apresentado ao Conselho Deliberativo um extenso e significativo relatório das atividades da União Espírita Goiana. O relatório destacou as atividades das seguintes áreas: Departamento de Assuntos Infantis, Comissão Central, Biblioteca Infantil, Departamento de Mocidades, Núcleo Feminino, Escola Irmã Celina, Caixa Escolar Scipião Bueno, Departamento de Esperanto, Comissão de Assistência, Jornal Goiás Espírita e Programa Radiofônico “Voz Espírita de Goiás””.( Arquivos do Projeto Memória)
26/07 — Lançamento, em Goiânia, da pedra fundamental do Sanatório Espírita Batuíra.
1957
14/07 — Colocava-se, em Anápolis, a pedra fundamental da Casa da Criança
1958
13/07 — Realizava-se em Bela Vista de Goiás uma Confraternização Espírita na Câmara de Vereadores da cidade, contando com a participação da Loja Maçônica e da Prefeitura Municipal.
1960
30/07 — O Engenheiro Nilton de Castro era escolhido para erguer as obras do Grupo Escolar Bezerra de Menezes, do Centro Espírita Paz em Jesus, na Vila Nova, em Goiânia.
1965
30/07 a 1º/08 — Evento relevante envolvia o Movimento Espírita em Goiás. Na sede da União Espírita Goiana realizava-se o 4º Simpósio Centro-Oeste e Territórios. Era o 4º Simpósio realizado no Brasil, com o patrocínio da Federação Espírita Brasileira. Em Goiás, além dos participantes goianos haviam representantes de entidades de fora, com mais de 100 membros.
1967
17/07 — Surge em Hidrolândia o Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo
1971
06/07 — Chico Xavier concedia entrevista à Televisão Anhanguera, em Goiânia; após responder 16 perguntas formuladas pelo confrade Dr. Delfino da Costa Machado, o médium das luzes psicografou um soneto, de autoria do Espírito Americano do Brasil.
1984
Em meados de Julho, uma família chefiada por Clementina Guimarães Dias começou a reunir em cultos sobre o Espiritismo num barracão situado à Av. Ceará nº 138 no Bairro de Campinas, onde funcionou até 1985, tendo sido o embrião para que mais tarde surgisse o Centro Espírita Irmã Matilde.
1986
12/07 — a) O Movimento Espírita de Itumbiara (Go) informava sobre a realização da III Confraternização de Artes das Mocidades e Madureza Espíritas.
b) O Centro Espírita Emmanuel, da cidade de Cachoeira Alta (Go) relatava à Feego sobre a 2ª Confraternização de Evangelizadores da Mocidade e Madureza do Sudoeste Goiano, que seria realizada de 15 a 17 de Julho em Quirinópolis (Go)
1988
Na carta-circular, da FEEGO, do mês de Julho informava-se:
Nos dias 02 e 03 de Julho, fazendo parte da programação relativa ao “Ano da Promoção Social Espírita”, por uma realização do Departamento respectivo da Federação Espírita do Estado de Goiás, que tinha por meta realizar encontros bimestrais, promovia-se o “Encontro sobre a Educação do Menor pelo Trabalho”. A “Cerâmica Educacional Boa Nova”, parte do notável complexo educacional da “Associação Adelino de Carvalho”, do Movimento Espírita de Ipameri foi palco do elogiável evento.
06/07 — Encerramento do 1º programa do Curso Sistematizado da Doutrina Espírita e do COEM-Centro de Orientação e Educação Mediúnica.
De 06 a 10 — O Grupo Espírita Allan Kardec, de Hidrolândia, anunciava que naqueles dias seria realizada a XVII Semana Espírita da cidade.
De 15 a 17/07 — Realizava-se a IV Confraternização de Evangelizadores, Madureza e Mocidades Espíritas do Sudoeste Goiano
Nos dias 23 e 24/07 — O Centro Espírita Joanna D’arc da cidade de Dianópolis (Go) sediava o III Encontro Regional, com o patrocínio da Federação Espírita do Estado de Goiás.
Neste mês anunciava-se que a FEEGO e o Conselho Espírita Municipal, em trabalho conjunto com o Departamento de Assuntos Infantis e Mocidade promoveriam o recadastramento das instituições Espíritas do Estado
1990
30/07 — Circulava, em primeira tiragem, o jornal “Terceiro Milênio”, órgão informativo do Centro Espírita Luz e Caridade de Anapolis(Go), tendo como editor Eurico Emídio Velasco.
1991
De 07 a 13/07 — realizava-se a XXIII Semana Cultural Espírita de Anápolis
1992
17/07 — Em carta, nessa data, Oswaldo Inácio de Morais, de Delfinópolis (Mg), encaminhava à Federativa Espírita do Estado a carta que se segue:
1996
18/07 — Desencarnava Cassio Ribeiro Ramos. Natural de Araxá(Mg). Nos mandatos de 1977 a 1982 e 1987 a 1984 foi presidente da Federação Espírita do Estado de Goiáss. Foi um grande incentivador da criação de Centros Espíritas, nas diversas localidades aonde atuou como Gerente das Agências do Banco do Brasil. Voltado para a realização de Feiras de Livros Espíritas foi o primeiro a instalar o tradicional Congresso Espírita Estadual no Centro de Convenções de Goiânia. Cuidou notavelmente da divulgação da Doutrina Espírita colocando no ar o programa Espírita “ Espaço Aberto” na TV Cultura. Foi o promotor, pela Federação Espírita, do “Congresso de Saúde Espírita Mental”, cujos reflexos para a modernização dos trabalhos desenvolvidos no Hospital Psiquiátrico Espírita Eurípedes Barsanulfo”, conhecido como “Casa de Eurípedes”, situado na Vila Formoso em Goiânia.
1997
De 14 a 19/07- O Conselho Espírita Regional realizava a 2ª Semana Espírita de Anápolis, com a seguinte programação:
Dia 14 — “Espiritismo- Consolador Prometido por Jesus” — Humberto Ferreira
15- “Espiritismo, Ciência, Filosofia e Religião” — Inaldo Lacerda Lima
16- “Espiritismo e Família” — Denizard de Souza
17 — “Visão Espírita sobre a Juventude-Sexo e Droga” –Mário de Andrade Filho
18 — “Reencarnação e Evolução do Ser” — Públio Carísio de Paula
19 — “Jesus e Kardec” — Jorge Esssen
1998
19/07 — Retornava ao Plano Espiritual o memorável confrade Francisco Ribeiro Scartezini, após 92 anos de dedicação ao plano físico. Chegado a Goiânia em 1939, trazendo a experiência de bem jovem ter sido prefeito da cidade de Araras (SP). Acometido de enfermidade na década de 50, encontra no Espiritismo o acolhimento que o fez adotar a Doutrina dos Espíritos. Tendo em Colombino de Bastos o grande parceiro, idealizaram e organizaram bons feitos na divulgação do Espiritismo, especialmente em torno da Irradiação Espírita Cristã.
1999
31/07 — Desencarnava Edelzito Lima, exemplar trabalhador Espírita em Goiás. Seu desenlace provocou grande comoção à sociedade da cidade de Posse (Go), particularmente ao segmento religioso.
2001
20/07 — Inaugurava-se o Auditório Espírita José Diniz, no Hospital Espírita de Psiquiatria de Anápolis
2003
21/08 — Aos 94 anos de idade falecia a nobre trabalhadora Cândida Salvador Marthins. Nascera Pereña, na Espanha em 05.05.1909. Chegou ao Brasil em 1912, com menos de 3 anos de idade.
2006
15/07 — Realizava-se o VIII Seminário Espírita de Goianápolis, no prédio da Câmara Municipal, contando, aproximadamente, com 100 participantes.
2007
De 27 a 29/07 — Na sede da Federação Espírita Brasileira, jovens do Movimento Espírita Goiano participavam do V Encontro Nacional de Diretores da Infância e da Juventude, em Brasília(DF).
2012
De 20 a 22/07 — Com a participação de representantes jovens do Movimento Espírita Goiano, sob o patrocínio da Federação Espírita Brasileira, realizava-se em Brasília, o VI Encontro Nacional de Diretores da Infância e Juventude