Memória Espírita de Goiás

FEEGO
6 min readDec 22, 2022

--

Acontecimentos de Outubro

Por Eurípedes Veloso de Matos

1862

23/10 — Nascia na cidade de Goiás o homeopata Luiz Marcelino de Camargo Júnior. Presume-se tenha conhecido o Espiritismo no Rio de Janeiro, onde formou-se em Farmácia. Segundo João Nicolau, outro emérito trabalhador do Movimento Espírita ele pode ser considerado um dos pioneiros da Doutrina no Estado. Dentre outras ofertas ao Movimento Espírita notabilizou-se por distribuir medicamentos aos mais necessitados.

Fif. 10 - Luiz Marcelino de Camargo Júnior. Acervo de Elder Camargo de Passos, seu neto. Como descrito à p 85, Luz Sobre o Alqueire, Britto

O4/10 — Manuel Lopes de Carvalho, um dos pioneiros do Movimento Espírita em Goiás, transcrevia e publicava no jornal “Goyaz” a lista de jornais e revistas espíritas conhecidos à época, publicados em países da Europa, América do Sul. Com destaque para as publicações no Brasil: “ Revista Reformador no Rio de Janeiro, Luz e Verdade em São Paulo, O Regenerador em Belém do Pará, Revista Espírita “ em Curitiba.

21/10 — Manuel Lopes de Carvalho Ramos, Juiz de Direito, transferiu-se da Cidade de Torres Bonito, hoje Caiapônia, instalou-se na Cidade de Goiás. Nesta data, publicava no jornal

1913

14/10 — Nascia em Areias (Go) Eurídice Leite Santana, pioneira do Movimento Espírita em Trindade(Go). Foi cantora lírica na Igreja Católica, instrumentista de esmerada educação. Uma das fundadoreas do Centro Espírita Amor, Luz e Caridade

1925

13/10 — Nascia na Fazenda Santa Rita, município de Goiânia, Maria Marques de Oliveira, médium de notáveis faculdades. Uma das fundadoras do Centro Espírita Serapião Ribeiro na Cidade Jardim, deixou uma fieira de bons exemplos como cidadã espírita.

1927

21/10 — Em sessão pública aprovavam-se os Estatutos do Centro Espírita Amigo dos Sofredores, contendo dois capítulos e vinte e seis artigos. Tendo como objetivo o estudo e a prática do espiritismo codificado por Allan Kardec.”

1928

04/10 — Falecia em Araguari (MG) Ana Brandão Xavier, uma das pioneiras do Movimento Espírita Goiano.

1938

03/10 — Presidido por Romeu Pelá fundava-se o Centro Espírita Estudantes do Evangelho, o primeiro a ser instalado em Goiânia e que mais tarde cederia o seu patrimônio à União Espírita Goiana, além da cultura que iniciara na capital em torno da Doutrina.

1940

20/10 — Fundava-se, em Goiânia, o Centro Espírita Amor e Caridade, tendo como o seu primeiro presidente o Senhor Manoel Lázaro.

1947

01/10 — Lançava-se a 1ª edição do jornal Goiás Espírita, de extraordinário valor ao Movimento Espírita Goiano, por preencher um espaço de inestimável valor na propagação da Doutrina e como facilitador da cultura de Unificação dos postulados Espíritas. Em sua primeira edição estampava: GOIAZ ESPÍRITA trabalhará pela unificação dos espíritas e pela criação, em breve, da Federação Espírita Goiana” (Primórdios do Espiritismo em Goiás, p 133)

30/11 — No dia 30 de Novembro de 1947, registrou-se a primeira grande iniciativa de Unificação do Movimento Espírita no Estado de Goiás. Reuniram-se o anfitrião, que era o Centro Espírita Estudantes do Evangelho e os primeiros Centros Espíritas que surgiram na Capital: Amor e Caridade, Cairbar Schutel, Paz em Jesus, Grupo Ismael e Amor, Caridade e Luz — Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. ( A Simplicidade Cristã, Veloso, p 28 )

1950

03/10 — a) “ […] por ocasião da 19ª Confraternização Mensal de Centros e 6ª Reunião dos seus Diretores, foi fundada a União Espírita Goiana. Tal ocorreu na Agremiação Espírita Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, situada na Avenida Contorno, no Setor Central. Herdando o patrimônio do Centro Espírita Estudantes do Evangelho, mais tarde se tornaria a atual Federação Espírita do Estado de Goiás — FEEGO.” ( Primórdios do Espiritismo em Goiás, p 123)

Foto: vista da Rua 3 , no centro da cidade, na época em que o Centro Espírita Estudantes do Evangelho estava situado e repassou seu patrimônio à Federação Espírita do Estado de Goiás, então União Espírita Goiana

b) Fundava-se em Bela Vista de Goiás o Centro Espírita Luz e Caridade

15/10 — Elegia-se a primeira Diretoria da então União Espírita do Estado de Goiás, hoje Federação Espírita do Estado de Goiás: Presidente — José Felix de Souza; Vice Presidente — Orlando Mota; 1º Secretário — Régio M. Teixeira; 2º Secretário — Alfredo Pupak; 1º Tesoureiro — Cirilo Heitor de Paula; 2º Tesoureiro- Sebastião Luiz Coutinho; Diretor de Assistência — Romeu Pelá. No Conselho Fiscal — Gervásio Branquinho Primo, Jaime Alves da Silva, Francisco Ferraz de Lima.

1954

Neste mês realizava-se o XVII Congresso Espírita do Brasil Central e São Paulo, na cidade de Anápolis (Go) .

1955

17/10 — O Movimento Espírita Jovem, representado pela Mocidade Espírita André Luiz, do Centro Espírita Amor e Caridade, promovia memorável Noite Artística no Cine Teatro Goiânia.

23/10 — Anunciava-se a realização da “Confraternização de Catecismo” na sede da União Espírita Goiana.

1956

28/10 — Desencarnava Antonio Daniel Silva, que notabilizou-se como Espírita dedicado, trabalhando no Centro Espírita Paz em Jesus, em Goiânia.

1959

20/10 — Macwió Goyaz Leite, benemérito trabalhador espírita, fundava, juntamente com outros colaboradores, o Centro Espírita Grupo André Luiz — CEGAL, na Vila Coimbra em Goiânia.

1961

26/11 — Inaugurava-se em Goiânia a Campanha da Fraternidade Auta de Souza.

1964

03/10 — Justamente quando se comemorava o centenário de nascimento de Allan Kardec um grupo de trabalhadores do Movimento Espírita se reunia para a implantação de um Caixa Espírita, com objetivos assim expressos: “O trabalho de divulgação segura do Espiritismo no Estado, visava também sanar a carência de recursos materiais, a incerteza e a vida que já vem assolando as nossas instituições de caridade existentes, o receio de muitos em levantar obras, a ausência progressiva , quase total e asfixiante de meios financeiros, conforme dados no próprio meio assistencial espírita”. ( 100 Ano Depois… Kardec em Goiás, p 63)

1972

29/10 — A União Espírita Goiana passa a denominar-se Federação Espírita do Estado de Goiás.

1974

03/11 — Fundava-se o Centro Espírita Maria Madalena, na Fazenda Boa Esperança Alta, município de Piracanjuba(Go)

1982

26/10 — Chico Xavier doava 50 alqueires de terra ao Lar Católico São José, instituição dirigida pelas Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, no respectivo ato representado por sua Diretora Irmã Maria Revy Veloso de Andrade.

1986

Na edição deste mês a Revista “Reformador”, na página 36, informava a existência de dois programas Espíritas levados ao ar e à audição dos ouvintes e telespectadores. Pela Rádio Carajás: “O Que é o Espiritismo” e pela TV Tocantins: “Momento Espírita”, na cidade de Anápolis.

1987

10/10

· O Centro Espírita São Vicente de Paulo de Ceres solicitava à Feego que realizasse a programação do Encontro com dirigentes espíritas da região, a ser realizado no dia 21/11/daquele ano

· O Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, de Goiatuba(Go) enviava à Feego o programa da Confraternização que seria realizada nos dias 23 a 25 de Outubro

18/10 — Euripedes B. Viana sugeria à Feego a fundação de um Centro Espírita na cidade de Santa Cruz (Go)

29/10 — Romilda S. Carvalho enviava correspondência elogiando a mostra do Programa “Momentos de Paz”, mostrado ao ar na Televisão Brasil Central em Goiânia, sob o patrocínio da Federação Espírita do Estado de Goiás.

1990

11/10 — Anunciava-se a criação da COLE-IDEA — Cooperativa do Livro Espírita IDEA, do Instituto de Divulgação Espírita de Anápolis. A Cooperativa foi lançada no Centro Espírita André Luiz destinada a facilitar maior acesso ao livro pelos espíritas.

1995

25/10 — Desencarnava em Goiânia Eliziário Dantas Pereira. Homem simples, fundou o Centro Espírita Batuíra. Construiu o Centro, improvisado, em sua casa. Construiu 3 singelos quartos onde começou a funcional o Sanatório Espírita Eurípedes Barsanulfo, hoje o notável complexo hospitalar, comumente chamado de Casa de Eurípedes, que é o Hospital Espírita Psiquiátrico Eurípedes Barsanulfo, situado na Vila Formoso, em Goiânia.

2008

De 10 a 12/10 a Coordenação Artística do MOCIZADE promovia a II Mostra de Teatro Espírita, além de oferecer as oficinas “Literatura na Arte Espírita”, “ História do Teatro”, “ Jogos Teatrais”, esta, uma improvisação baseada no livro Parnaso de Além-Túmulo, primeira obra psicografada por Francisco Cândido Xavier.

2010

03/10 — A Federação Espírita do Estado de Goiás, lançava a Agenda Anual daquele ano contendo, além do calendário informações memoriais de eventos históricos, como criação de Centros Espíritas e outros eventos de datas antigas, mas coincidentes com o dia e mês respectivos. Naquela data, o Projeto Memória, lançado no ano anterior, promovia, sob a coordenação da Diretoria de Unificação, além do lançamento da Agenda, também o selo comemorativo dos 60 Anos da Feego e dos 100 anos de Chico Xavier, em reunião solene com a presença de autoridades das Agências dos Correios em Goiânia.

2012

05/11 — João Pereira Àlvares Júnior e Fabiana Cristina Personi Albino assumiam, respectivamente, a presidência e vice do Grupo Espírita Chico Xavier, que anteriormente foi chamado de “Amigo dos Sofredores”.

--

--

FEEGO
FEEGO

Written by FEEGO

Federação Espírita do Estado de Goiás (ir para o site: https://www.feego.org.br/ )

No responses yet